Paróquia São Luiz Gonzaga

Festa do padroeiro
21 de junho

Capela Nossa Senhora de Fátima - Jardim Guaporé

Na data de 05 de maio de 1975 deu-se início ao planejamento da construção da Capela São Luís Gonzaga. Organizou-se uma comissão que lançou, junto a comunidade, a Campanha de 1 tijolo.

Em 1976, foi iniciada a construção de um barracão de madeira onde seriam realizadas as promoções para angariar fundos para a Construção da Capela. A inauguração deste espaço ocorreu em meados de 24 de julho de 1976, sendo celebrada com uma Missa pelo padre Bernardino, pároco da Paroquia Nossa Senhora de Guadalupe (pois a Comunidade, devido a divisão territorial, pertencia a área desta paróquia).

Em meados de março de 1978, foi enviado a Arquidiocese de Botucatu a planta definitiva da obra da então Capela. Em janeiro de 1979, as obras tiveram início com o apoio de alguns voluntários; a primeira etapa desta obra (que era a construção do alicerce e o levantamento das paredes) teve a duração de três anos. Neste período eram realizadas Missas mensais no barracão. Não se tem um registro da data exata da doação da imagem de São Luiz Gonzaga, mas sabe-se que seu doador foi o padre Bernardino. Em 1982, se teve a ideia de realizar os festejos do padroeiro com procissões, uma Missa Festiva e uma quermesse. Ressalta-se que, a partir deste ano, Sr. Avelino Peretti iniciou seus trabalhos junto a Comunidade, atuando como Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão, realizando a Celebração da Palavra quando não eram realizadas as Missas.

A construção da Capela até a etapa final, sendo essa a colocação do telhado, durou cerca de 5 anos (de acordo com os registros).

Todos os Movimentos e Pastorais desta Paróquia sempre deram a sua contribuição, desde o relato de seu início, como a Liturgia, o Grupo de Jovens (que sempre se destacou pelo seu trabalho) e a Catequese (na formação das crianças), lembrando que a Catequese foi a primeira pastoral em 1977. Enfim, todas as Pastorais e Movimentos contribuíram de alguma forma para o crescimento desta Paróquia.

Muitas pessoas passaram por esta comunidade, deixando verdadeiros exemplos de perseverança, coragem e trabalho. Uma delas foi o Sr. Avelino Peretti que sempre acreditou e lutou por esta comunidade; hoje seu exemplo é citado e lembrado, pois faz parte da história desta Paróquia.

Em julho de 2003, foi feita a demolição do antigo salão de festas, ainda de madeira, e deu-se início as obras do Centro Pastoral e do Salão de Festas. Esta obra se fez necessária para ter-se um local apropriado para a formação catequética das crianças e adolescentes. Esta obra está em andamento até os dias de hoje. Devido ao crescimento do bairro e adjacências, o então Bispo da Diocese de Ourinhos, Dom Salvador Paruzzo, observando que se fazia necessária uma Paróquia para atender aos fiéis, elevou a então Capela São Luiz Gonzaga ao status de Paróquia São Luiz Gonzaga. Em 24 de Fevereiro de 2018, foi lavrado o Decreto de Criação, nomeando o Padre Paulo Ramos como Administrador Paroquial, que permaneceu até janeiro de 2019. A região territorial da Paróquia abrange os bairros: Vila São Luiz, Jd Industrial, Jd. Do Sol I e II, Jardim Ideal, Jardim Manhatan, Jd Vale do Sol, Itajubi, Vila Marcante, parte da Vila Nova Sá, Jardim Guaporé até a divisa com o município de Salto Grande.

A Paróquia conta com duas comunidades: Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Guaporé, onde possuem uma capela para a realização das missas, e um terreno que será construída a nova capela. Nossa Senhora das Graças no bairro Itajubi, onde as missas atualmente são realizadas nas casas das famílias uma vez por semana e uma vez por mês na quadra poliesportiva do bairro. O objetivo para esta comunidade é aquisição de um terreno para a construção da Capela.

Atualmente o pároco é o padre Robson Antonio da Silva, que foi empossado em dezembro de 2019 e está a frente dos trabalhos da Paróquia com dedicação e empenho, onde implantou três novas pastorais: a COMIPA, a Infância Missionária e a Pascom, somando um total de 11 pastorais ativas.

Foi implantada também a secretaria paroquial que atende no período da tarde durante a semana e aos sábados no período da manhã. Foi implantado também novos horários de missa visando atender as necessidades da população paroquial, que está muito feliz e satisfeita.