Paróquia São José

13 de maio de 2015

Festa do padroeiro

São Carlos Borromeo e Nossa Senhora Aparecida - Usina São Luís

Com 52 anos de existência, a nossa história tem início no ano de 1964, quando moradores da Vila Boa Esperança, incentivados pelo Padre Bernardino Baccolo, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe na época, se mobilizaram a visitação às famílias do bairro, vivenciando momentos de oração e convidando-as a participar ativamente da formação da comunidade através da construção de uma capela.

Sob uma empolgada aceitação das famílias do bairro, foi então eleito São José o padroeiro, por se tratar de um bairro onde residiam muitos operários que ansiavam por sua proteção. Sendo assim foi sugerida a campanha do terço nas famílias, com o objetivo de propagar a prática do santo terço. Para tanto foi construído um oratório a ser levado às casas das famílias nos momentos de oração em comunidade.

Em ata do dia 02 de agosto de 1974 foi registrado o início das primeiras movimentações para construção da capela por meio de muita devoção, fé e apoio dos moradores do bairro, que se dava através das respostas às promoções realizadas pela comunidade e doações, o que levou não só a construção da igreja, como também a do salão paroquial e centro catequético.

Com o aumento da população nos arredores da capela e surgimento de novos bairros, deu-se a necessidade de desenvolver uma nova comunidade na região. Foi então que, em 1998, se iniciaram as atividades no jardim São Carlos, com o mesmo fervor e dedicação da primeira, sendo que no ano 2000 a comunidade iniciava a aquisição do terreno para a construção da igreja, sob a proteção e vigilância do padroeiro São Carlos Borromeo.

Como comunidades irmãs, uma comunidade se atrela a outra, e se apoiando propiciam o crescimento de ambas através da dedicação de seus membros na realização de festas devocionais e promocionais, que contribuem para a sustentação da fé da população assistida.

E foi no ano de 2015, no dia 13 de maio, que a então comunidade São José é instituída Paróquia, por meio de um decreto assinado pelo Bispo Dom Salvador Paruzzo, que a destina sob a responsabilidade do Padre Marcio Antonio Martignoni, mantendo a comunidade São Carlos também aos seus cuidados, desvinculando-se do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe.

Os bairros da Paróquia: Boa Esperança 2ª secção, Jardim Independência, Gabrielinha, Parque Minas Gerais, Chácara Boa Esperança, Jardim São Francisco, São Jorge, São Carlos, Novo Horizonte, Vila Operária I e II.

Pastorais e Movimentos: Ministros Extraordinários da Eucaristia, Grupo dos Leitores, Coroinhas e Meninas de Nossa Senhora, Pastoral do Dízimo, CAEP, Pastoral da Criança, Grupo de jovens, Catequese 1ª Eucaristia, Crisma para crianças e adultos, Pastoral Familiar, Grupos de Vivência, Pastoral do Batismo, Curso de Legitimação, Pastoral da Solidariedade, RCC, Legião de Maria, Terço dos Homens, Apostolado da Oração.