Paróquia São José

Capela Sagrado Coração de Jesus - Bairro Centro
Capela São Sebastião - Bairro Rui Barbo Rural
Capela São Lázaro e Nossa Senhora Aparecida - Bairro Macaquinho Rural

A cidade de Campos Novos Paulista, que abriga a Paróquia de São José foi fundada com base em uma doação de terras feita por José Teodoro de Souza e sua esposa Francisca Leite Souza, no ano de 1868, lavrando-se a escritura pública de doação no cartório de Santa Cruz do Rio Pardo. O terreno tinha sido doado para nele ser erguida uma capela em homenagem a São José dos Campos Novos. O seu primeiro nome foi efetivamente Campos Novos. Posteriormente voltou a ter o nome antigo sendo nele acrescentado “Paulista”.

A Paróquia de São José de Campos Novos Paulista foi criada em 13 de abril de 1880, tendo por orago São José, sendo o primeiro Pároco Padre Paulo de Mayo, que tomou posse no dia 26 de junho de 1898, deixando a Paróquia em 22 de fevereiro de 1911.

Há um período onde os registros não foram encontrados, entre 1914 e 1919, e outros Padres que por aqui passaram, mas nada consta, sobre seus trabalhos. A Paróquia formou duas comunidades com uma capela na zona rural e mais três comunidades em formação. Tem-se um conselho administrativo atuante, para o bom andamento da paróquia.

A Paróquia abriga também a Capela Sagrado Coração de Jesus, a mais antiga de Campos Novos, que ainda existe. O Senhor Nilton de Souza pesquisou no arquivo do Bispado de Assis para saber a data de fundação da Igrejinha de Campos Novos, mas não conseguiu. Supõe-se que seja de 1885.

Em 1978, ouvido o Prefeito, o Presidente da Câmera municipal de Campos Novos Paulista e o Senhor Nilson de Souza, Secretário da Prefeitura Municipal, escreveram ao CONDEPHAATsolicitando-lhe informações sobre a possibilidade de tombamento da Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus. Respondeu o CONDEPHAAT que enviasse alguns documentos sobre o imóvel, planta, fotos, resenhas históricas, depoimentos e notícias de jornais, que possa subsidiar estudos para um provável tombamento. Em 1997 a Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus foi tombada. Não sabemos a data e o mês, pois não foi encontrado nenhuma documentação, só se sabe que foi tombada na gestão do Senhor Prefeito Sebastião Waiss e hoje é um patrimônio histórico da nossa cidade.

Surgiram desta Paróquia as vocações de uma Noviça para a Congregação das Missionárias da Imaculada e uma Postulante para Congregação das Pastorinhas.