Paróquia São Francisco de Assis

4 de outubro

Nossa Senhora de Guadalupe - Jardim Eldorado
Senhor Bom Jesus - Bairro Águas do Cágado

No dia 12 de dezembro de 2010, na missa das 19h30min, aconteceu a Crisma de 52 adolescentes, jovens e adultos. Este é o primeiro grupo de crismandos desde que a comunidade de São Francisco de Assis tornou-se paróquia. A missa foi presidida pelo Padre David Antônio da Silva, Vigário-Geral da Diocese de Ourinhos. A celebração foi muito bela, na qual a comunidade toda participou com alegria agradecendo a Deus por este dom da Crisma.

No dia 22 o Padre Rinaldo de Peder Rosa, o novo Administrador Paroquial, celebrou sua primeira missa aqui na Matriz São Francisco de Assis. A comunidade deu para ele uma boa acolhida. Em seguida apresentamos o documento desta nomeação.No dia 26 a comunidade de São Francisco de Assis teve o privilégio de receber a visita do PadreLuisButera, fundador dos Missionários Servos da Palavra e das Irmãs Missionárias Servas da Palavra,onde também esteve presente a Madre Guadalupe Lara, Superiora-Geral das Irmãs. A comunidade paroquial deu para eles uma boa acolhida.No dia 23, pela primeira vez, a Paróquia São Francisco de Assis celebrou a tradicional procissão de Corpus Christi, que sempre foi realizada nas ruas centrais de Piraju, no entorno da igreja matriz de São Sebastião.

No dia 3 de setembro neste dia o Padre Rinaldo de Peder Rosa se despede da comunidade de São Francisco. Agora ele tem uma nova missão, além da comunidade de Sarutaiá administrará a comunidade de Timburi. E como todo bom discípulo de Jesus Cristo, ele vai disposto a cumprir com a vontade de Deus.

No dia 4 de setembro, na Missa das 19h, o Padre Gilson Tomaz de Aquino, Vigário Forâneo, deu a posse ao Padre José del Carmen Pérez Mata, MSP, o novo Administrador paroquial. Em seguida apresentamos a Ata e o Documento da posse.

Pastorais e Movimentos:Catequese, Dízimo, Apostolado da oração, Ministérios de música, Coroinhas, Evangelização, Infância missionária, Legião de Maria, Liturgia, Ministros, Movimento Sacerdotal Mariano, Caridade, Batismo, Vicentinos, Irmãos do santíssimo, Capelinhas, Adosepas, Familiar, Pequenos missionários, Jumi (jovens), Santas Missões Populares.

Anualmente a Comunidade celebra seus Padroeiros com muita alegria e devoção:
- 06 de Agosto: Dia do Senhor Bom Jesus padroeiro do Bairro do Cágado.
- 04 de Outubro: Dia de São Francisco de Assis padroeiro da Paróquia.
- 12 de Dezembro: Dia de Nossa Senhora de Guadalupe padroeira da Capela.

A paróquia conta como obra social a Comunidade Pietá, comunidade de Vida e Aliança, guiada pelo carisma de “Viver a Piedade Extrema". O atendimento é agendado de Segunda-Feira à Sexta-Feira das 8h às 18h.

O MSP – Missionários Servos da Palavra é uma congregação,fundada pelo Pe. Luis Butera, que nasceu para trabalhar na tarefa da evangelização, através da preparação e envio de leigos e religiosos missionários de ambos os sexos. O carisma se expressa bem com o lema: Evangelizar os leigos para evangelizar com os leigos.

Os primeiros missionários chegaram à nossa diocese no ano de 2009. Foram eles: Padre Jose del Carmem Perez Mata e Padre Armando AntonioAntonio. Desde então outros missionários vieram e se fazem presente em nossa diocese, colaborando na evangelização. Os padres MSP assumiram a Paróquia de São Francisco de Assis em setembro de 2011 e desde então estão à frente da mesma.