Paróquia São Francisco de Assis

Festa do padroeiro
4 de outubro

Capela São José - Bairro José Pacheco Chaves

O senhor João Tavares juntamente com sua família, veio residir neste bairro no ano de 1979. Ele com alguns moradores começou rezando terço em família até o ano de 1983 quando o Padre Aristeu tomou posse na época da Paróquia de Santo Antônio da Vila Odilon em fevereiro, e começou a fazer visitas nas comunidades ao redor incluindo nosso bairro.

Entre abril e junho o Padre Aristeu celebrou a primeira Missa nesta comunidadedo Jardim Itamaraty às 20h em um terreno onde a eletricidade era cedida por um dos fiéis.Padre Aristeu então convidou a comunidade para escolher o nome do padroeiro. Primeiro foi São Sebastião, e assim continuamos rezando o terço nas famílias.

Em julho de 1983 o Padre Aristeu saiu e então veio para a comunidade o PadreBruno da Paróquia de São Pio X até que chegasse outro padre. E continuamos com o terço em família. Veio pra comunidade o Padre José, que passou a celebrar a missa uma vez por mês na chácara de um dos fiéis. Ele pediu para formarmos uma comissão de obras, em vista da construção de uma capela. Com o tempo o Padre José mudou o nome do padroeiro para São José.

Um dos membros da comissão doou um terreno para a construção da igreja. Mas como era pouco então realizamos várias festas, torneios de futebol, etc., para assim conseguirmos comprar mais uma parte de terreno. E conseguimos comprar mais quatro terrenos. Então em 1989 começamos a construção. Mas o dinheiro acabou então pedimos ajuda da comunidade para terminarmos a construção e graças a Deus conseguimos.Logo o Padre José foi substituído pelo PadreValberto que mudou o nome do padroeiro para São Francisco de Assis.

Depois que o PadreValberto saiu, vieram as Irmãs Missionárias de Jesus Eucarístico.Logo Padre Aroldo veio e tomou posse. Passou a celebrar a missa aos domingos e às segundas terças-feiras do mês. No final de 1998 o Padre Aroldo deixou de ser Pároco da Matriz de Santo Antônio, onde nossa capela pertencia.

No início de 1999, os freis Agostinianos Descalços tomaram posse e continuaram com as missas. Frei Calógero foi escolhido pároco e Frei Jurandir dava assistência.Depois construímos o salão de festas também com o incentivo do Frei Jurandir e ajuda da comunidade.Em fevereiro de 2000 foi ordenado sacerdote um dos moradores e participante de nossa comunidade o Padre Claudinei, que por um tempo celebrou algumas missas para nós, pois seus familiares até hoje são participantes de nossa comunidade.

No mês de novembro de 2012, as irmãs Brenda, Maria dos Anjos e Angélica, Missionárias Servas da Palavra, chegaram à paróquia. Ficaram conosco fazendo um trabalho missionário até outubro de 2013. Logo foram continuar este trabalho na Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, também em Ourinhos.

No dia 10/08/2012 o Padre Rolando OlveraColchado e o Diácono Lorenzo Sitio Sanches chegaramà Paróquia. No dia 07/10/2012 celebramos o primeiro batismo na paróquia.No dia 11/10/2012. No mês de novembro de 2012 iniciou-se a construção da Casa Paroquial e em 04/11/2013 encerrou-se o Ano da Fé.Em Maio o Diácono Lorenzo Sitio Sanches foi ordenado padre e foi transferido para cidade de Piraju. E veio fazer parte de nossa paróquia o Padre Doroteo Arango Morales.

Também temos realizado Primeira Eucaristia e a Crisma em nossa Paróquia.Integram a Paróquia os bairros: Jardim Itamaraty, Parque Pacheco Chaves, Jardim Paris, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Jardim Nossa Senhora Aparecida, Condomínio Ville de France e Condomínio Moradas I e II.Festas tradicionais: Festa de São Francisco de Assis (padroeiro da paróquia), Festa Junina, festa de São José.Pastorais que atuam em nossa paróquia: Renovação Carismática, Vicentinos, Mãe Rainha, Apostolado da Oração, jovens T.L.C., Pastoral dos Enfermos, Catequese, Pastoral da Criança.

Desde a criação da Paróquia São Francisco de Assis estão presentes os padres MSP – Missionários Servos da Palavra. Trata-se de uma congregação,fundada pelo Pe. Luis Butera, que nasceu para trabalhar na tarefa da evangelização, através da preparação e envio de leigos e religiosos missionários de ambos os sexos. O carisma se expressa bem com o lema: Evangelizar os leigos para evangelizar com os leigos. Os primeiros missionários chegaram em 2009 na diocese. Foram eles: Padre Jose del Carmem Perez Mata e Padre Armando AntonioAntonio. Desde então outros missionários vieram e se fazem presente em nossa diocese, colaborando na evangelização. O primeiro pároco foi o religioso Padre Rolando Olvera Colchado, MSP.