Paróquia Santuário Nossa Senhora de Guadalupe

Festa da padroeira
12 de dezembro

Sagrado Coração de Jesus - Bairro Barra Funda

Em 02 de maio de 1954, houve o lançamento da pedra fundamental da paróquia por Dom Henrique Golland Trindade, Bispo de Botucatu.Naquela época, todo o povo reuniu-se com muita garra e entusiasmo e mobilizaram-se com o objetivo de construir o novo Templo. A princípio pensou-se em construir a Igreja ao lado do Seminário Nossa Senhora de Guadalupe, tornando-a um lugar de oração e celebração para os pais e seminaristas Josefinos e também para as famílias da redondeza. Vale lembrar ainda que antes mesmo de ser paróquia, os padres Josefinos já estavam inseridos na comunidade, dando atendimento àqueles que buscavam encontrar-se com Deus.Até então a cidade de Ourinhos, que crescia rapidamente, contava com uma única paróquia, a Matriz do Senhor Bom Jesus. Foi então que o Senhor Bispo Diocesano, Dom Frei Henrique Golland Trindade, acertadamente criou a segunda paróquia, assinando a provisão no dia 12 de dezembro de 1957, dia da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina e padroeira da futura paróquia, cuja matriz seria o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. A instalação da nova paróquia deu-se no dia 27 de abril de 1958 por Dom Frei Henrique Golland Trindade. A solenidade teve início na frente da nova matriz com a recepção ao senhor Bispo pelos padres Josefinos e da cidade, das nascentes organizações paroquiais e do povo em geral. As homenagens com discursos e cantos em agradecimento pela instalação da nova Paróquia. O senhor Bispo respondeu explicando a necessidade e a importância da nova paróquia na vida religiosa dos fiéis. A solenidade foi precedida por um intenso programa festivo e celebrativo, organizado pelo Provincial dos padres Josefinos, o Padre Bernardino Baccolo, que foi eleito também, o primeiro Pároco da paróquia recém-criada.Os anos vão se passando, muitos trabalhos realizados, e quando chegou o dia 12 de dezembro de 1961, a padroeira da Comunidade Paroquial Nossa Senhora de Guadalupe é coroada como Rainha de Ourinhos. Monsenhor Silvio Maria Dário, que veio representando o senhor Bispo, benze a coroa de ouro com a qual a Virgem de Guadalupe vai ser coroada e recebe o abaixo-assinado com quase 24 mil assinaturas, resultado da consulta feita ao povo de Ourinhos, onde todos foram unânimes, aceitando Nossa Senhora de Guadalupe como Rainha de Ourinhos. O prefeito municipal Antônio Luiz Ferreira, que pelo decreto 257 a elegeu oficialmente como Rainha Efetiva e Eterna da cidade e do município de Ourinhos, fez solenemente a consagração da cidade de Ourinhos a Nossa Senhora.Na construção dessa história, somos eternamente gratos à Congregação dos Oblatos de São José que sempre se fizeram presente, colocando seus carismas e dons para o crescimento espiritual desta comunidade. Por ocasião da celebração do Jubileu dos 2000 anos do nascimento de Jesus Cristo, exatamente em 10 de dezembro de 2000, o Bispo de nossa diocese,Dom Salvador Paruzzo declara a paróquia como Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. O documento foi apresentado aos fiéis durante a celebração de coroação de Nossa Senhora de Guadalupe.

Atualmente essa comunidade acolhe milhares de fiéis e várias vilas próximas e conta com diversas pastorais, movimentos, equipes e grupos de evangelização: Pastorais e movimentos: Pastoral Familiar, Pastoral da Catequese, Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Pastoral do Batismo, Pastoral da Liturgia e Canto, Pastoral do Dízimo, Pastoral Missionária, Apostolado da Oração, Ministros Extraordinários da Eucaristia, Comunidade Pietá, Renovação Carismática Católica, Cursilho de Cristandade, Serviço de Animação Vocacional, Coroinhas e Acólitos, Meninas de Nossa Senhora, Grupo de Vivência, Marianos e Pequenos Mensageiros.

Em 1948 iniciaram-se em Ourinhos as obras e construção do Seminário Nossa Senhora de Guadalupe da congregação OSJ – Oblatos de São José. Dessa forma, há quase 70 anos estão presentes em Ourinhos os padres, irmãos e seminaristas Josefinos. A Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe foi criada em 1958 e desde então os padres Josefinos são os responsáveis na condução administrativa, pastoral e espiritual desta parcela do povo de Deus.

No território da paróquia, há como obra social o Lar Santa Teresa de Jesus Jornet, o asilo da cidade de Ourinhos, que acolhe atualmente 80 idosos.Desde a sua fundação em 22/07/1956 a condução do mesmo se deve a congregação das Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados, fundada na Espanha, no ano de 1873, fruto da colaboração entre o Servo de Deus Saturnino Lopes Novoa e Santa Teresa de Jesus Jornet e Ibars.No entanto, a entidade é atendida pelo Padre Osmar Miguel da Silva, Capelão local. Administrado pelas Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados, foi fundado aos 22/07/1956 e está situado à Rua Duque de Caxias, 1115, Vila Recreio.

Há também a Comunidade Pietá, comunidade de Vida e Aliança, guiada pelo carisma de “Viver a Piedade Extrema", situada à Rua Amazonas, 1130 - Vila Perino, com atendimento às Quartas-Feiras das 8h às 17h e aos Sábados das 14h às 17h.