Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida do Vagão Queimado

Capela Nossa Senhora de Fátima
Capela Santa Luzia

Violento choque
O dia 31 de julho de 1954 ficará para sempre na história de Ourinhos. Às 15 horas, ocorreu um violento choque entre um caminhão tanque e um trem misto com oito vagões carregados de combustível ocasionando uma grande explosão seguida de incêndio. Vagões em chamas, grossas labaredas e rolos escuros de fumaça. Alarme geral, correria, gritos, homens da estrada de ferro se mobilizando, prestando socorro em meio ao medo de uma terrível tragédia. A angústia aumentava, estava no rosto de todos.A apenas uns poucos metros do local, havia um enorme depósito de combustível com milhões de litros! Uma fagulha bastaria para causar uma catástrofe sem precedentes. Uns choravam, muitos rezavam! Por um verdadeiro milagre o fogo não se propagou aos carros de passageiros, que vinham ligados à composição e separados apenas pelo vagão de bagagem, que foi totalmente tomado pelas chamas e teve destruída toda a sua carga.

A mão de Deus
A mão de Deus inesperadamente soprou um vento salvador, empurrando as chamas para o lado oposto ao do reservatório. Emoção, alívio, uma só exclamação: “É a mão de Deus!”. Todos, reanimados, dobraram seus esforços.De São Paulo chegaram bombeiros em avião da FAB e, sete horas depois, entre o cansaço e a sensação de vitória, um momento de gratidão e louvor a Deus por não ter acontecido maiores danos. Contudo, infelizmente, lamentou-se a mortede três pessoas: o condutor do caminhão-tanque, o maquinista e o foguista, que morreu após ser resgatado com vida.

Um presente do Céu
Após serem contidas as chamas, iniciou-se o trabalho de rescaldo dos vagões e uma caixa foi encontrada no vagão que carregava uma mudança. Nela, envolta em um lenço de seda, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida que pertencia à família em mudança. É de se registrar que o conteúdo desse vagão, por várias horas, foi incinerado devido ao grande fogo, somente escapando a sua carcaça por ser de aço. Sofreu também abundantes jatos de água e apesar disso tudo a imagem estava intacta.

“Nossa Senhora protegerá Ourinhos” foi o sentimento que tomou conta dos corações. Esse gesto materno de Maria jamais poderá ser esquecido. Imediatamente nasceu entre o povo agradecido o propósito de se erguer no local uma capela com o título: “Nossa Senhora Aparecida do Vagão Queimado”.O prefeito de Ourinhos à época, Domingos CamerlingoCaló, foi chamado, e o comandante dos bombeiros passou-lhe a humilde imagem, considerada patrimônio espiritual e sinal permanente do amor de Maria ao povo de Ourinhos.

Vinte anos depois, graças à dedicação do então Monsenhor Oswaldo André Violante, Pároco da Matriz do Senhor Bom Jesus, a promessa de se construir uma capela começou a ser cumprida e, em 1978, foi lançada a pedra fundamental. Em 15 de outubro de 1979, Dom Vicente Zioni abençoou o novo templo e celebrou a Missa.Enquanto se realizava a construção do santuário, tentava-se encontrar a imagem que foi doada e não se sabia para quem. Após vários e insistentes apelos, felizmente foi encontrada na residência de Jean Nicolau, em Ipaussu. Assim, com uma grande festa e carreata, foi trazida para Ourinhos e levada para a capela em 1979.Monsenhor AristeuEm 12 de outubro de 1999, na festa da Padroeira do Brasil, Dom Salvador Paruzzo, concedeu à Capela o título de Santuário Diocesano e o Padre Aristeu BeneditoCyrilo foi então designado seu Reitor. Dois anos depois, em 12 de outubro de 2001, o Santuário tornou-se a primeira paróquia criada na nova diocese e, o então Padre Aristeu, seu primeiro pároco.

Pastorais: Batismo, Catequese, Dízimo, Liturgia e Canto, Pessoa Idosa, Saúde, Social e Vocacional. Movimentos: Apostolado da Oração, Cursilho, Legião de Maria, Mãe Rainha, Ministério Jovem (RCC) e Renovação Carismática Católica. Setor Família: Comunidade Tenda. Comunidades Setores: São João Batista, Nossa Senhora Aparecida, São José, Nossa Senhora de Fátima, Santa Luzia e Nossa Senhora das Graças. COMIPA: Comissão Missionária Paroquial, CPP: Conselho Paroquial Pastoral, CAEP: Conselho Administrativo Econômico Paroquial.