Paróquia Santo Inácio de Loyola

Festa do padroeiro
31 de julho

Santa Terezinha - Distrito de Santa Terezinha

No ano de 1925, estas paragens eram cobertas por espessas matas virgens. Surge nessa época o primeiro desbravador o senhor Lupércio Fagundes, o qual era proprietário dos terrenos onde hoje está localizada a cidade de Lupércio. Dr. Lupércio foi engenheiro e arrojado Bandeirante, tinha um grande sonho: fundar um Patrimônio. Sendo engenheiro, organizou os primeiros esboços para a concretização do seu ideal; derrubou as matas que eram um grande obstáculo, demarcou área onde deveria localizar-se o Patrimônio, picou os lotes, doou-os aos que queriam construir casas e pôs-se a trabalhar com afinco.

A 22 de Agosto de 1928, Antonio Daun, o segundo batalhador, adquiriu propriedade comprando as terras da Fazenda Santa Luzia, próxima a área demarcada do novo Patrimônio que estava surgindo, traz sua esposa e filhos. Antonio Daun, juntamente com Dr. Lupércio continuam o desbragamento e novas picadas são abertas; muitas são as dificuldades da época para trazerem material necessário para as construções, que já surgiam.

Em 1928, Hermínio Bottino, monta uma serraria e com isso contribui para o progresso. Em 1935, resolve também instalar uma máquina de benefício de café, vem para montar essa máquina o senhor Humberto Montalli, o qual vem sem a família e fica morando com o senhor Domi Fagundes. Depois constrói a casa e traz a família, isso ainda no ano de 1935. Com o aumento do vilarejo, foi construída uma cadeia, com paredes bem altas, de madeira, para prender cangaceiros e desordeiros que infestavam os sertões.

Aos 16 de Janeiro de 1936, o Patrimônio de Santo Inácio, eleva-se a Distrito de Paz, pela Lei 2.654, pertencendo ao município de Garça. Passa a ter seu primeiro Sub-prefeito: o senhor Adílio Rocha. No ano de 1938, por motivo de doença vem a falecer o senhor Dr. Lupércio Fagundes, o qual está enterrado no cemitério local.

Pelo Decreto Lei nº 14.334, de 30 de Novembro de 1944 o Distrito de Paz de Santo Inácio, passa denominar-se Lupércio, em homenagem ao seu fundador: Dr. Lupércio Fagundes. Nessa época já existia o Cartório de registro civil.

De 1928 a 1951, Lupércio era capela e pertencia à Paróquia de Ocauçu. Quando não havia capelas para celebrações, a Santa Missa era celebrada na Fazenda Santa Luzia do Senhor Antônio Daun, pelo Padre José Longo. Com o passar dos anos começou a dar assistência à capela o Padre José Antônio Monteiro Felipe da Paróquia de Ocauçu. No ano de 1938 iniciou-se a construção da Capela de Santo Inácio de Loyola, que teve seu término dois anos depois, conforme o livro de Tombo da Diocese de Assis, às folhas 66, nº 354, escrito por Monsenhor Heriberto, transcrito no livro de tombo de Lupércio. O Padre Pedro Mognone, da ordem dos padres Josefinos, foi nomeado o primeiro Vigário Ecônomo de Lupércio no dia 29 de dezembro de 1951 por Dom Antônio José dos Santos, concedendo-lhes a faculdade de delegar outro sacerdote para substituí-lo. Padre Pedro Mognone tomou posse na Paróquia no dia 1º de Janeiro de 1952 permanecendo ali por apenas três meses. No dia 30 de Março de 1952, tomou posse da Paróquia de Lupércio o Padre Júlio Vittori como primeiro Vigário. Logo Após sua chegada, Padre Júlio, com dificuldades em falar o português, assim mesmo se entrosou com a população e fez reuniões para discutirem sobre a construção da nova matriz. Após muitos estudos, escolheram o local e marcaram o dia 19 de Outubro de 1952 para o lançamento da Pedra Fundamental. Neste dia estava presente o Bispo Auxiliar, mais umas 200 pessoas, apesar da chuva que caía.A nova Matriz de Lupércio foi inaugurada nos dias 18 e 19 de dezembro de 1954, com a benção da nova igreja de Santo Inácio de Loyola, (padroeiro da Paróquia) por Dom José Lázaro das Neves (Bispo Auxiliar).No dia da inauguração esteve presente às cerimônias e festejos o Governador do Estado de São Paulo o Senhor Ademar de Barros, também o novo Prefeito e Vice-Prefeito de Lupércio, senhores Ernesto Daun e Mirko Calina e várias autoridades. Padre Júlio Vittori muito fez por Lupércio; foi incansável batalhador, junto com as crianças e jovens, e chegou até a colher algodão, doando o resultado do seu trabalho à Igreja. Também deu assistência às capelas de Alvinlândia, Santa Terezinha e Ubirajara (Paróquia). Deixou a Paróquia de Lupércio aos 02 de Fevereiro de 1962.O dia do Padroeiro de Lupércio, Santo Inácio de Loyola, é 31 de julho, feriado municipal. A paróquia faz divisa com Ocauçu, Vera Cruz, Alvinlândia, São Pedro do Turvo e Garça. Todos os padres que passaram por Lupércio deram uma parcela de progresso. Também nas celebrações e missas aos domingos, colaboravam os padres da região Leste.Como Vocações dessa Paróquia há o Padre Antônio Aparecido da Silva e o Seminarista Pedro Paulo Batista em Rio Claro. O Orago da Paróquia é Santo Inácio de Loyola.

[...] A Paróquia está dividida em 4 setores, e cada setor possui um coordenador; diversas pastorais e movimentos enriquecem a paróquia. As pastorais existentes na Paróquia: Batismo, Criança, Catequese, Juventude, Vocacional, Familiar, Saúde, Liturgia, Música e Canto. Movimentos e Associações: RCC, Apostolado da Oração.