Paróquia Santo Antônio

Festa do padroeiro
13 de junho

Santuário Paroquial Santa Maria Redenção da Família - Vila Santa Maria

A criação da Paróquia Santo Antônio deu-se em 1965, devido ao crescimento da população da cidade, principalmente da Vila Odilon. Assim sendo, para atender a demanda, as autoridades eclesiais houveram por bem criar a referida paróquia que, separada da paróquia Senhor Bom Jesus faria parte do Decanato de São Domingos de Ourinhos.Em fevereiro daquele ano, Dom Frei Henrique Golland decretou Ereção Canônica da Paróquia de Santo Antônio da Vila Odilon.

O limite paroquial, daquela época, começava no Riacho Monjolinho, no encontro com a Avenida Torres, descia do Riacho Monjolinho até atingir o Rio Paranapanema e seguia até atingir o limite de Chavantes. Em 1965 a nova paróquia recebeu seu primeiro pároco, o Cônego Luiz Menezes, este ao assumir suas funções, recomeçou a obra da casa paroquial e a conclui no dia 27 de abril.

Em dezembro de 1984 iniciou-se na parte central da praça a nova matriz da Vila Odilon e a nova matriz ficou pronta em meados de janeiro de 1987 e sua dedicação Solene ocorreu em treze de agosto do mesmo ano.

O limite antigo da paróquia Santo Antônio:Rua João Rolli, no jardim Matilde, atinge a Avenida Getúlio Vargas, a RuaGeremiasBortolato, o Riacho Monjolinho e estende-se até o Bairro Parque Pacheco Chaves, Jardim Itamaraty até o limite do Bairro Lageado. Com responsabilidade da paróquia Santo Antônio, estavamas capelas:Senhor Bom Jesus, bairro Lageadinho; Senhor Bom Jesus e São Pedro, bairro Sobra; São Francisco, Jardim Itamaraty, São José, Parque Pacheco Chaves; Santa Maria, Vila Musa; as comunidades: Santa Rita, bairro Pinha; Hatori.

No ano de 2012 a comunidade da Capela São Francisco passa a ser Paróquia São Francisco de Assis, na qual as comunidades Senhor Bom Jesus(Lageadinho), Senhor Bom Jesus e São Pedro(Bairro da Sobra), São José (Parque Pacheco Chaves), Santa Rita (bairro do Pinho), Hatori passam a fazer parte do limite da referida Paróquia.

Sendo assim, a comunidade da Capela Santa Maria fica sob a responsabilidade da Paróquia e o novo limite da Paróquia Santo Antônio passa a ser: Rua João Rolli, no Jardim Matilde, atinge a Avenida Getúlio Vargas, a RuaGeremiasBortolato, o Riacho Monjolinho, até a Rua Amélia Dias, Rua Onofre Pasqueta, seguindo até a Rua Padre Rui Candido da Silva até a Rua Otávio Ferreira de Campos(Vila Musa) acompanhando a Rodovia Mello Peixoto finalizando com a Rua Profª Maria Ferreira (Jardim Imperial).

Pastorais e movimentos atuantes na paróquia: Apostolado da Oração, Pastoral do Batismo, Catequese da Primeira Eucaristia, Catequese da Crisma, Coroinhas e Meninas de Nossa Senhora, Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Movimento da Mãe Rainha, Movimento Carismático Católico(RCC), Movimento do Cursilho, Legião de Maria, Ministros da Eucaristia, Pastoral do Dízimo, Pastoral Familiar, Vicentinos, Irmãos do Santíssimo, Terços dos Homens, GrupoJAD e JJA, tem vários ministérios de Música. Coral Santo Antônio, Coral infantil, Coral Sagrado Coração de Jesus, Grupo do Caio Lima; outros que nos auxiliam nas celebrações Coral Um só Coração, Coral Diocesano Canto de Paz.

A Paróquia conta também com uma Livraria Cantinho de SantaRita, Padaria Santa Rita de Cássia e Bazar Beneficente Santo Antônio. Celebra-se a festa do nosso Padroeiro dia 13 de junho com missa festiva com a bênção dos pães. É organizadatambém uma pequena quermesse com dança quadrilha. Sendo, que é celebrado também em honra ao Santo Antônio todo mês no dia 13 com a benção de pães.

Estão presentes na paróquia os religiosos da OAD – Ordem dos Agostinianos Descalços, que chegaram à Ourinhos e assumiram a paróquia em 1999. Os primeiros frades foram: Frei Jurandir Freitas Silveira, Frei Everaldo Engels e Frei Calógero Carruba. Com o tempo os freis instalaram a comunidade local, construindo o Seminário de Filosofia Santo Tomás de Vilanova, hoje também sede da Província Santa Rita de Cássia. Desde o início da diocese são responsáveis pela condução administrativa, pastoral e espiritual desta parcela do povo de Deus e também do Movimento Cursilhos de Cristandade.