Paróquia Santo Antônio

Capela de Batatais - Nossa Senhora Aparecida
Capela de Nunes - São João e Nossa Senhora Aparecida
Capela de Fazenda do Estado - Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida

A Paróquia de Manduri foi criada por Dom Carlos Duarte Costa, Bispo de Botucatu, no dia 13 de Maio de 1927, desmembrando-a das paróquias de Bernardino de Campos e de Piraju.

Santo Antonio é o padroeiro da localidade: paróquia e município. Manduri já teve mais de uma dúzia de vigários. Antes da Constituição da paróquia foi ela regida, na qualidade de capela filial de Piraju, pelo reverendo Cônego Heriberto Goeltersdolfer, que preparou a paróquia hospedando em sua casa o primeiro vigário, dias antes da posse.

[...] A paróquia de Santo Antonio de Manduri é rica de pastorais: Pastoral da Criança, Pastoral Vocacional, Pastoral da Catequese, Pastoral Litúrgica, Pastoral do Batismo, Pastoral do Dízimo, Pastoral de Música e Canto Pastoral. Ministérios: Conselho Pastoral Paroquial, Conselho Administrativo, Ministros Extraordinários da Eucaristia e Ministrantes (Coroinhas). Movimentos: RCC, Movimento de Shoenstatt (Mãe Peregrina), Cursilhos de Cristandade. Associações: Apostolado da Oração, Irmandade São José, Sociedade de São Vicente de Paulo.

Faz parte da história de Manduri o Monsenhor Umberto Zanca (12/04/1914 – 01/03/2004) [...] de nacionalidade italiana, veio para o Brasil no ano de 1942, a convite de Dom Luís Mari de Santana, então Bispo da Diocese de Botucatu, para ser reitor do seminário daquela cidade. Em 1949, Monsenhor Umberto assume como pároco, a Paróquia de Santo Antônio, em Manduri. Iniciou-se a partir daí, o árduo trabalho como evangelizador, e em suas visitas à zona rural, ele as fazia montado em seu cavalo guarani. Por volta de 1954, sendo um padre muito determinado e trabalhador, vai à luta e dá início à construção da nova igreja, onde hoje é o cartão postal da cidade.

Pastorais e Movimentos: Pastoral do Batismo, Comunidade de Jovens, Pastoral do Canto litúrgico, Pastoral da Catequese, Pastoral dos Coroinhas e Meninas de Nossa Senhora, Pastoral da Criança, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Família, Pastoral da Liturgia, Pastoral dos Ministros Extraordinários da Eucaristia, Pastoral da Sobriedade, Apostolado da Oração, Missões Populares, Movimento de Schoenstatt, Renovação Carismática Católica, Treinamento de Liderança Cristã, Infância Missionária, Vicentinos.

No território paroquial há o Lar São Vicente de Paulo, o qual com recursos financeiros e doações de gêneros (alimentos, higiene pessoal e material de limpeza), mantêm a entidade de acolhimento de idosos desde 1968, situada à Rua Sergipe, 240, Centro.