Paróquia Santo Antônio

Praça Dr. Daniel Guarido, 141
Alvinlândia – SP

No mês de junho de 1934, chegou o Senhor João Manzano para comprar a Fazenda Jaú do Senhor José Bonifácio de Couto e juntos formaram o pequeno povoado de Vila Couto, nas terras que restavam da venda da família Couto para a família Manzano. O projeto era usar tais terras para fundar uma cidade.Com coragem e desapego o plano foi posto em prática e a primeira casa de pau-a-pique foi construída pelo Senhor Horácio Couto. As casas foram surgindo em 1936. O Senhor Juca Couto doou o terreno e construiu a primeira capela.

A primeira missa foi celebrada pelo Padre João Kivilus de São Pedro do Turvo, que se locomovia até Alvinlândia a cavalo, isso no ano 1942. Depois vieram Padre Felipe que residia em Ocauçu e também Padre Marcílio.O Padre Júlio Vittori foi o primeiro Vigário de Lupércio e prestou serviço 10 anos em Alvinlândia e Santa Terezinha. Em seguida chegaram Padre Cristóvão, Padre José, Padre Pio Matuzalém, Padre Germano, Padre Márcio e Padre Sebastião Pereira. A Capela de Santo Antônio de Alvinlândia foi elevada à categoria de paróquia em 16 de junho de 1985, num processo que durou cerca de 30 anos.

Segundo o Prefeito Municipal, Senhor Alvino Dias, esta vitória deveu-nos ao “advogado” Dom Antônio de Souza, Bispo Diocesano, e ao “juiz” que foi Cristo. A missa foi celebrada pelos padres Sebastião Pereira, José Carlos e D' Ângelo e Antônio Bastos, este último ficou residindo em Alvinlândia, como primeiro vigário após a elevação da capela à paróquia.

Em 2 de fevereiro de 1984 foi instalada pelo Senhor Bispo Diocesano, Dom Antônio de Souza, e com muito entusiasmado, aceitação e alegria pela comunidade Alvinlandense, a comunidade das Irmãs da Congregação de Nossa Senhora Menina, composta pelas Irmãs: Francisca, Bernadete e Judite.A Capela de Santa Terezinha, embora pertencendo à paróquia de Lupércio, é assistida pelas Irmãs Nossa Senhora Menina, desta paróquia.

Na Paróquia desenvolve-se a Pastoral de catequese, liturgia, há os grupos Bíblicos, Promoção Humana (cursos) e atendimento aos doentes. Há o Conselho de Economia (finanças), que muito ajuda e a Equipe Vocacional Paroquial, incansável na busca de vocações para o reino de Deus. Desta paróquia surgiu a vocação do Padre Valeriano.