Paróquia Santa Rita de Cássia

Capela São Sebastião - Bugio
Capela São Pedro - Soldeira
Capela Santa Cruz - Fogaça

O município de Taguaí está situado a 338Km de São Paulo, com a Paróquia pertencendo à Diocese de Ourinhos. As origens da cidade remontam à fundação da Fazenda Santa Rita, no ano de 1890, para onde se transferiram muitas famílias da primeira migração italiana que até essa data, estavam estabelecidas na região de Ribeirão Preto, Santa Rita do Passa Quatro, Descalvado e em outras localidades dessa região do Estado de São Paulo.

A primeira capela dedicada à Santa Rita foi construída em 1902. Com a divisão das terras da Fazenda dos Correas, em pequenas propriedades, aumentou a população e se fez necessária, em 1905, a construção de uma nova capela.

Em 1912, o povoado conhecido pelo nome de “Santa Rita dos Impossíveis da Concórdia” passou a Distrito com o nome de Ribeirópolis, sendo atendida no aspecto religioso pela Paróquia Nossa Senhora das Dores de Fartura - SP. Aos 18 de fevereiro de 1949, já com o nome de Taguaí, que lhe haviam dado em 1945, o Distrito foi elevado à categoria de município, cuja instalação se deu aos 1º de janeiro de 1960.

A criação da Paróquia de Santa Rita de Cássia, desmembrando-a da Paróquia de Fartura, aconteceu por Decreto do então Arcebispo de Botucatu, Dom Henrique Golland Trindade, OFM, aos 25 de Agosto de 1963. Desde 1951, quando chegaram a Fartura, a Capela e, depois, Paróquia de Santa Rita de Cássia, tem estado sob os cuidados pastorais dos Padres Teatinos.

Pastorais e Movimentos:Apostolado da Oração, Legião de Maria, Música, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Pastoral da Catequese, Pastoral do Batismo, Pastoral dos Coroinhas e Acólitos, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Juventude, Pastoral do Dízimo, Pastoral Familiar, Família Madre Paulina, Renovação Carismática Católica, Terço dos Homens, Terço das Mulheres, Irmandade de Santa Rita de Cássia, Família Secular Teatina.

Estão presentes em Taguaí, desde antes da criação da paróquia em 1963 os religiosos teatinos, que até então são os responsáveis pelo pastoreio desta parcela do povo de Deus. Na cidade há o Noviciado Divina Providência, casa de uma das etapas da formação teatina, sito à Rua José Inácio Ribeiro, 834.

No território paroquial de Taguaí há a Casa dos Avós São Joaquim e Santana, sito à Rua José Inácio Ribeiro, 83, Centro. Fundada pelo Pe. Giuseppe Ferreti, CR, é conduzida ainda pelos padres Teatinos. Os idosos permanecem no local na parte da manhã até a tarde, retornando para junto de suas famílias.