Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz

Capela do Asilo
capela do Paraguay
Capela do hospital

Com o povoado que se formava e aumentava rapidamente, deram-se pressa em construir uma pequena capela em terreno, doado pelo Senhor Manoel Joaquim Lemos e sua mulher, dedicada a São Benedito e Nossa Senhora da Paz. Em 1910 alguns moradores mais influentes, Israel Machado, Basílio Antônio de Oliveira, Albino Alves Garcia, José Oseias da Silveira, Manoel Joaquim de Lemos, Luís Brandi e Antônio de Ribeiro Gouveia, fiéis da Paróquia de Santa Cruz do Rio Pardo e residentes em Bernardino, enviaram uma representação escrita ao Bispo de Botucatu, Dom Lúcio Antunes de Souza pedindo provisão de capela para a pequenina Igreja de Bernardino aduzindo a enorme distância que os separava da Igreja matriz de Santa Cruz e a consequente dificuldade de bem cumprirem suas obrigações religiosas. Dom Lucio atendeu de bom grado, estabelecendo que o Pároco de Santa Cruz do Rio Pardo ou outro sacerdote aprovado no bispado atendesse a capela.

No dia 1° de dezembro de 1920, um grupo de moradores influentes endereçou nova representação escrita ao Bispo Diocesano de Botucatu, Dom Lucio Antunes de Souza, pedindo a criação da Paróquia, para o que se comprometia “no prazo de um ano”, a construir a nova Igreja Matriz e adquirir todo o indispensável à vida paroquial. No dia 10 de Dezembro do mesmo ano o Bispo considerando o “compromisso assumido” deu o seguinte despacho. “Como pedem; em vista do formal compromisso, lavre-se a Provisão ou decreto de criação da nova Paróquia”. Aos 31 de Dezembro de 1920, Dom Lucio Antunes de Souza assinou o Decreto Episcopal de criação da Paróquia Nossa Senhora da Paz de Bernardino de Campos. Foi nomeado como primeiro pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz, o Pe. João Belchior, que até então exercia a função de Secretário-Geral do Bispado, em Botucatu.

Anos mais tarde, o Padre Celso Nilo Luchi, CR iniciou o prédio, que hoje abriga o Centro Pastoral Sagrada Família, demolindo o antigo prédio da Congregação Mariana. O Centro Pastoral foi inaugurado em 13/02/2000.Em 03/05/2000, no Centro Pastoral, aconteceu a Primeira Visita Pastoral de Dom Salvador Paruzzo, Bispo Diocesano da Diocese de Ourinhos.Em 31/12/2000, nossa paróquia festejou o Jubileu dos 80 anos de sua criação, com a presença de Dom Salvador.

Pastorais e Movimentos atuantes na paróquia: Batismo, Dízimo, Familiar, Sobriedade, Catequese, Liturgia, Vocacional, Comunicação, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Coroinhas e Filhas de Maria, Equipe de Leitores, Ministério de Música e Canto. Os Movimentos atuantes: Treinamento de Liderança Cristã (TLC), Renovação Carismática Católica (RCC), Mãe Peregrina, Santas Missões Populares, Apostolado da Oração, Associação Apostólica dos Vicentinos, CCEV – Comunidade Casa Esperança e Vida.

Desde 2012 a Paróquia Nossa Senhora da Paz conta com a presença dos padres da MCBS – Missionary Congregation of the Blessed Sacrament (Congregação dos Missionários do Santíssimo Sacramento), uma Congregação Religiosa Clerical Católica de direito pontifício, indígena no Rito Siro-Malabar, fundada no ano 1933 em Kottayam, Kerala, Índia, pelos dois padres Indianos respeitados, Reverendíssimo Padre MathewAlakalam e Reverendíssimo Padre Joseph Paredom. O primeiro a chegar à cidade foi o Padre Thomas Deepu (Francisco), seguido em 2014 da vinda do Padre Byju Jospeh (Jorge).

Como obra social, há no território da paróquia o Lar São Vicente de Paulo, criado por volta de 1934 pelo Monsenhor Francisco Geraldo Van der Mass, então vigário da cidade. Com capacidade de acolhimento para 35 idosos, funciona 24 horas por dia, sito àAvenida Coronel Albino Alves Garcia, 1280, Centro. Há também o Hospital Jesus, Maria e José, localizado à Avenida Guilherme de arruada castanho, 496. Fundado em 18 de maio de 1950 pelo Monsenhor Francisco Van Der Mass, foi doado à congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias do Imaculado Coração de Maria em 1954, que até hoje estão na condução do mesmo. A congregação religiosa foi fundada por Madre Maria Catarina Troiani na cidade do Cairo, Egito.

Está presente na cidade a CCEV - Comunidade Casa Esperança e Vida na Avenida Coronel Albino Alves Garcia, 680. Trata-se de um Grupo de Apoio aos dependentes químicos e seus familiares, com matriz em São Paulo. O trabalho é realizado através de reuniões, realizadas semanalmente, às quintas-feiras a partir das 20h às 22h. A comunidade local abrange Bernardino de Campos e região.