Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Santo Antônio
São Miguel
São Roque

No ano de 1998 no Bairro José Ribeiro, formou-se uma equipe com autorização do Pe. Gianino, Pároco na época da Matriz de São Sebastião, e alguns membros da comunidade de Santo Antônio para a formação de uma comunidade. Após muitos encontros e reuniões foi denominada a Comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro.

Com a formação da Comunidade, começou os trabalhos com a pastoral da evangelização nas casas das famílias, onde teve participação e ajuda do Pe. Gabriel Guanieri.

Já no ano de 1999, adquiriu-se um terreno e teve inicio a construção da Igreja de N. S. Perpetuo Socorro, no dia 03/11/1999. Após o término do salão e salas de catequese os cultos e missas foram celebrados no salão. No ano de 2001 com termino do salão teve a formação da Pastoral da Catequese, Pastoral da Liturgia, Dizímo e Apostolado da oração.

Após concluida a construção da Igreja, teve a primeira missa com a presença do Pe. Aléssio, que trabalhou durante 5 anos na comunidade, depois trabalhou na comunidade Pe. Alessandro, Pe. Paolo, Pe. Aleixo, Pe. Mario, e por último Pe. Valeriano.

No ano de 2011 foi denominada Paróquia tendo como Pároco Pe. Carmello e o Diácono Doroteo que após um ano ordenou-se padre e atuou na Paróquia por mais um ano. Desde a formação até o ano de 2016tivemos a graça de acolher em nossa paróquia os padre mexicanos, Misisonários Servos da Palavra, com uma grande formação de fé e ensinamentos. Os primeiros missionários chegaram à nossa diocese no ano de 2009. Foram eles: Padre Jose del Carmem Perez Mata e Padre Armando AntonioAntonio. Desde então outros missionários vieram e se fazem presente em nossa diocese, colaborando na evangelização.

Em Junho de 2019 assumiu como Administrador Paroquial o Pe. Gilberto Moretto, Pároco da Paróquia São Sebastião de Piraju, auxiliado pelo Diácono Matheus Venâncio Moreira de Carvalho, ordenado em 28/06/2019 na Catedral do Senhor Bom Jesus de Ourinhos. O Diácono Matheus chegou à Paróquia aos 06/07/2019, desenvolvendo seu trabalho pastoral como diácono até 30/12/2019, data em que fora ordenado padre da Diocese de Ourinhos. Desde 14/01/2020 o Pe. Matheus é o Vigário Paroquial de nossa paróquia.

Hoje a Paróquia tem suas comunidades: Santo Antônio, São Judas – Bairro Taquari, São Bento, Fazenda da Esperança, Bairro dos Felix, Bananeiras e Enseada.

Pastorais e movimentos atuantes: Catequese, Evangelização, Dízimo, Apostolado da Oração, Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança, Pastoral da Caridade, Legião de Maria, Capelinhas, Coroinhas, Meninas de Nossa Senhora, Terço dos homens na comunidade Santo Antônio, Grupo de Jovens Emmanuel.

A Diocese de Ourinhos, de modo particular em Piraju, conta com uma das Fazendas da Esperança, ramo masculino, uma Comunidade Terapêutica que acolhe pessoas dependentes do álcool e das drogas para recuperação, através da espiritualidade, da convivência em comunidade e do trabalho. Obra de caráter nacional e internacional, foi fundada por Nelson Giovanelli e pelo Frei Hans Stapel, OFM.