Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Endereço
Rua Luiza Pinheiro Cabete, nº 60
Centro
Canitar – SP
CEP: 18990-000

Telefone
(14) 3343-1255

E-mail
[email protected]

Festa da padroeira
27 de junho


Capelas pertencentes
Capela Santa Eulália – Fazenda Santa Eulália
Capela Santa Luzia – Fazenda Santa Lúcia
Capela São Bento – Fazenda São Bento


A Paróquia está situada na Rua Luiza Pinheiro Cabette nº 60. O nome da rua é em homenagem à dona Luizinha, pois foi ela a fundadora da capela do então patrimônio de Fortuna, na década de 30. Dona Luizinha deu o nome à Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São José, santos de sua devoção desde os tempos em que vivia em Portugal.

A construção da igreja iniciou em 1934 e a inauguração aconteceu no ano de 1941. A torre central foi construída do ano de 1946. Naquela época Canitar pertencia à Diocese de Botucatu. O Bispo era Dom Luiz Maria de Santana. Padre Francisco, além dessa capela, dava assistência à matriz de Chavantes e à Capela do Distrito de Irapé. No mesmo ano o Francisco Echerinstalou na Capela a Congregação Mariana, sendo o senhor José Florêncio de Brito e a dona Judite Terra Ignácio, seus colaboradores. A Paróquia de Chavantes e as capelas do Distrito de Irapé e do Patrimônio de Fortuna (hoje município de Canitar) tinham um único padre. Por esse motivo era celebrada uma missa por mês, exatamente no terceiro domingo de manhã.

Por muitos anos, a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (já não se usava o nome de São José), caminhou com a fé e devoção dos moradores. Não se sabe porque o dia da padroeira ficou sendo dia 15 de agosto visto que o dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é 27 de Junho.

A família Ignácio da Silva sempre esteve à frente da igreja, na parte espiritual e na material. O senhor Edilio Ignácio da Silva foi o primeiro Ministro Extraordinário da Eucaristia desta Capela.

O tempo foi passando e o Patrimônio de Fortuna passou a ser Distrito de Chavantes como o nome de Canitar. No dia 19 de Maio de 1991 houve um plebiscito e Canitar tornou-se Município.

Aos 27 de Julho de 1997 o bispo Dom Antônio Maria Mucciolo e o Padre Luís Severino celebraram a Missa de instalação da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O Padre Luís continuou responsável das paróquias de Chavantes e Canitar.

Para ajudar na evangelização e na catequese, no dia 20 de Março de 1999 o novo Bispo Dom Salvador enviou para Canitar as Irmãs Carmen, Luzia e Zilma, Pequenas Missionárias Eucarísticas [...] congregação fundada pela Madre Ilia Corsaro. [...] As religiosas permaneceram na paróquia até 2013, ano de sua despedida da comunidade.

A paróquia conta com as seguintes pastorais e movimentos: Apostolado da Oração, Pastoral do Batismo, Pastoral da Catequese, Coroinhas, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Esperança, Grupo de jovens, TLC, Liturgia, Mãe Rainha, Meninas de Nossa Senhora, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, RCC e Terço dos Homens.