Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio

Capela Nossa Senhora Aparecida, bairro Água de Paulista
Capela Santo Antônio, Bairro Bugri
Santa Luiza, Bairro águas de Limeira

O povoado nasceu no Patrimônio de Nossa Senhora do Patrocínio décadas antes e tinha seu lugar de culto na Capela onde era guardava a Imagem de Nossa Senhora do Patrocínio, a padroeira da cidade de Salto Grande, o qual é celebrada sua memória anualmente no dia 15 de setembro. A imagem de Nossa Senhora foi encontrada na Ilha de Salto Grande por um pescador chamado Patrocínio e por isso ficou sendo chamada de Nossa Senhora do Patrocínio.

O Bispo de São Paulo em 1891 tinha dado encargo ao pároco de São Pedro do Turvo o padre Miguel Piemonte de cuidar também da capela de Salto Grande do Paranapanema. O primeiro casamento e batizado aconteceram em 1894. Foi o padre Dionísio Perini que acompanhou a construção da nova igreja e teve alegria de assistir a criação da nova Paroquia e acompanhar o primeiro pároco na pessoa do padre José Maria Pereira Marinho.

A Criação da Paróquia aconteceu no dia 06 de Setembro de 1912 por Dom Lúcio Antunes de Souza, Bispo de Botucatu – SP e a partir de Dezembro de 1928 passou a ser parte da Diocese de Assis – SP. Com a criação da Diocese de Ourinhos – SP, no dia 30 de Dezembro de 1998 a paróquia passa a fazer parte desta Igreja Particular.

As Pastorais atuantes: Batismo, Dízimo, Criança, Familiar, Sobriedade, Catequese, Liturgia, Vocacional, Comunicação, Pessoa Idosa, Animação Bíblica, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Coroinhas e Filhas de Maria, Infância e Adolescência Missionária, Equipe de Leitores, Equipe de Festas, Ministério de Música e Canto. Os Movimentos atuantes: Legião de Maria, Treinamento de Liderança Cristã (TLC), Encontro de Casais com Cristo (ECC), Renovação Carismática Católica (RCC), Cursilho de Cristandade, Mãe Peregrina, Santas Missões Populares, Apostolado da Oração, Associação Apostólica dos Vicentinos.

Desde 2013 a Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio conta com a presença dos padres da MCBS – Missionary Congregation of the Blessed Sacrament (Congregação dos Missionários do Santíssimo Sacramento), uma Congregação Religiosa Clerical Católica de direito pontifício, indígena no Rito Siro-Malabar, fundada no ano 1933 em Kottayam, Kerala, Índia, pelos dois padres Indianos respeitados, Reverendíssimo Padre MathewAlakalam e Reverendíssimo Padre Joseph Paredom. O primeiro a chegar à cidade foi o Padre Alex Sebastian Ozhukayil, seguido em 2014 da vinda do Padre Augustine Philip (Agostinho).

Como obra social, encontra-se no território paroquial o Lar dos Velhinhos Papa João XXIII, sito à Rua Jose Ferraz da Rosa, 142, Vila São Paulo. Em atividade desde 1967, acolhe idosos de ambos os sexos.Além disso, há também a COMSAGRA, uma Comunidade Terapêutica, sito à Vila dos Pescadores, 80 a 83, inovadora na área de dependência química (álcool e drogas) com atendimento exclusivo para o público masculino adulto. Atualmente são atendidos 26 internos, com capacidade para 50.