Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

Capela São Sebastião - Água da Linguiça
Capela Santa Rosa de Lima - Bairro Santa Rosa
Capela São Benedito - Barra Bonita

Iniciou-se como Água do Pau D'Alho no ano 1913, em terrenos que pertenciam ao Município de Campos Novos Paulista – SP, onde ainda existe um cemitério e uma capelinha.Com a construção da estrada de ferro Sorocabana em meados 1913, o patrimônio de Pau D'Alho, localizado às margens do Rio Pau D'Alho, passou a ser construído junto a estação ferroviária a nova capelinha de madeira, por volta de 1916. Nessa época, Pau D'Alho pertencia a Diocese de Botucatu, tendo como Bispo Dom Duarte da Costa (Bispo de Maura). E nesta capela se celebra a missa uma vez por mês.Por volta de 1925/1928 o Padre De La Torre constituiu uma comissão para a construção da nova Matriz, e por ocasião do lançamento da pedra fundamental, contou-se com a presença do Bispo de Botucatu.Em 1929 é criada a Diocese de Assis, tornando-se o distrito pertencente a nova Diocese.No dia 18/06/1935 o terreno da nova Matriz foi doado por Francisco Duarte e esposa, uma área de 60/60m, uma doação feita à Mitra Diocesana, para a construção da nova capela.Dessa nova Matriz, cuja padroeira é Nossa Senhora de Lourdes, só nos resta a torre, pois foi construída e ampliada pelo Padre Pio Matusalém. Antes de se tornar paróquia, a capela pertencia à Paróquia de Salto Grande e seu desmembramento deveu-se ao Decreto de Dom Antônio José dos Santos, no dia 30 de outubro de 1955. No ano de 1939, Ibirarema recebeu a visita de Dom Antônio José dos Santos. Nessa época os padres que passaram pelo distrito não moravam sozinhos, mais sim em casas de famílias. A partir de 1958, Padre Adolfo Emmerich começou a utilizar a casa Paroquial.Existem na Paróquia 25 núcleos de atividades. Há o apostolado da Oração e o conselho de pastoral e ainda possui uma equipe vocacional Paroquial. São vocações surgidas nesta Paróquia: Padre Antônio Carlos Golfetti, 1º Padre Diocesano em Apucarana – PR, uma religiosa da Congregação das Missionárias de Ação Paroquial em Sorocaba, e uma Benedita em Campos do Jordão.

Pastorais e Movimentos: Criança, Catequese, Liturgia e Canto, Dízimo, Batismo, Missionários (COMIDI), Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística. Movimentos: Mãe Rainha, RCC, Focolares, Terço dos Homens, Apostolado da Oração, Vicentinos (Sociais), Comunidade Resgate.