Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Capela Nossa Senhora Aparecida - Figueira Branca
Capela São João Batista - Cachoeira
Capela São Roque - Figueira de São Roque

A Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Santa Cruz do Rio Pardo, não é ainda um santuário oficial, reconhecido como tal pelas autoridades da Igreja, porque ainda não é meta de peregrinações para a região, como se requer de um Santuário e nem tem atendimento diferenciada, mas o povo assim o chama, e... a voz do povo não é a voz de Deus?

Na década de 50, sentia-se necessidade de uma igreja no alto da cidade, pois a que existia já não era mais suficiente. O Dr. Barontini, de Curitiba, fez um projeto muito bonito, mas que foi deixado de lado por causa do alto custo que viria a ter, totalmente fora das possibilidades. Foi então pedido ao Dr. José Acácio dos Santos, engenheiro residente em Santa Cruz, um projeto novo, que saiu mais simples, mais grandioso, bonito e suficientemente grande para acolher a população do alto da cidade.

No dia 18 de Setembro de 1955 foi lançada a primeira pedra, na presença de Dom Henrique Golland Trindade, Bispo de Botucatu. Trabalharam muito, Frei Reginaldo Orlandini e Frei Antônio Sonego, este na arrecadação das contribuições, e o primeiro na obra propriamente dita. O povo santacruzense mostrou a sua generosidade, sobretudo através da campanha do café nos sítios e fazendas do município; Frei Reginaldo se desdobrava nas quermesses. Foi também um benemérito da obra o Dr. Leônidas Camarinha, então deputado estadual.

No dia 31 de Maio de 1960 foi festejado o término da primeira fase do Santuário: paredes e cobertura. Mesmo sem o acabamento, precisava começar a funcionar, porque as missas no claustro da escola Apostólica, não podiam continuar daquele jeito. Nesse dia, foi coroada a belíssima imagem de Nossa Senhora de Fátima, generosa oferta da Colônia Portuguesa, e que está no Santuário para veneração dos fiéis.

Depois, pouco a pouco, vieram o forro, o piso, os belíssimos vitrais (doados por 24 famílias da cidade; 30 mil cruzeiros cada, em 1964) que agora estão sendo reformados, o altar e os degraus de mármore; enfim tudo o que necessita uma igreja.

Faltam ainda muitos detalhes para dar-se a obra por terminada: uma boa pintura e o sonho dos quadros dos mistérios do Rosário. Se Deus quiser, um dia chegaremos lá, realizando também o sonho da oficialização do Santuário.

Frei Estevão Nunes

A recém-erigida Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima aos 31/01/2016 era Capela filial da Paróquia de São Sebastião.

Estão presentes em Santa Cruz do Rio Pardo, de modo particular em território da recém-criada paróquia de Nossa Senhora de Fátima a Congregação das Irmãs Dominicanas da Beata Imelda, fundada aos 30/06/1922 em Veneza por Pe. Giocondo Lorgna, OP. Em 1953 as irmãs fundaram na cidade o Educandário Nossa Senhora Aparecida e mantém o Centro de Espiritualidade -Casa de Oração, sito à Rua Padre Giocondo Lorgna, 298.

No território da nova paróquia, se encontra o Asilo São Vicente de Paulo, sito à Rua José Epifhânio Botelho, 850, Centro, obra social em atividade desde 1946, sob a condução dois vicentinos, acolhendo os idosos de ambos os sexos.