Paróquia Nossa Senhora das Dores

Capela Bom Jesus - Fazendinha
Capela Refúgio dos Pecadores - Barra Seca
Capela São José - Lago Azul

Em 1870, Manoel Remigio Viana fez uma doação de terras para a construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora das Dores. 15/09- Dia de Nossa Senhora das Dores, Padroeira de Fartura.

Pastorais: Batismo, Catequese, Familiar, Esperança, Juventude, Coroinhas e Meninas de Nossa Senhora, Dízimo, Noivos, Vocacional, Saúde, Liturgia e Canto.Movimentos: Apostolado da Oração, Legião de Maria, Encontro de Casais com Cristo, Renovação Carismática Católica, Irmandade do Santíssimo, Terço dos Homens e Vicentinos. Ministérios: Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e Santas Missões Populares.

Em 1951 chegaram ao Brasil os Clérigos Regulares Teatinos, vindo a se estabelecer em Fartura. Desde então a congregação dos padres teatinos são responsáveis pela Paróquia de Nossa Senhora das Dores. Há na cidade o Seminário Menor São Pio X, casa de formação da congregação, sito no Bairro Pinheirinho. Também estão presentes em Fartura desde 1962 as irmãs da Divina Vontade, congregação fundada por Madre Gaetana Sterni. A comunidade está situada à Rua Maximiano de Andrade, 13.

O território paroquial conta com a obra social desenvolvida pelo Lar São Vicente de Paulo, sito à Rua Maximiano de Andrade, 262, Centro. Desde 1950, por iniciativa dos vicentinos, o lar acolhe idosos de ambos os sexos, contendo atualmente 43 idosos.Há também o Instituto Nossa Senhora da Pureza se localiza à Rua Maximiano de Andrade n° 320. A Instituição foi fundada em 19/02/1962 pelo Pe. Gabriel Darida, C.R. O trabalho da entidade é voltado para o atendimento imediato das crianças/adolescentes em situação de risco pessoal e social. Dessa forma, trabalham para a reintegração familiar.