Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Festa da padroeira

Capela São Pedro
Capela Nossa Senhora do Rosário

Os primeiros registros datam novembro de 1912, quando foi criada a Paróquia Nossa Senhora de Santana no Distrito de Irapé (foto ao lado). O Pároco era Pe. Joaquim Inácio Torres de Faria, vigário de Chavantes e Irapé. Em 1915, quando Chavantes vivia seus primeiros anos de emancipação foi erguido o primeiro templo católico.

Localizado na esquina entre as ruas Anastácio Paschoal (atualmente rua Pe. David Corso) e Cel. Azarias Bueno, foi denominado Capela de Chavantes, tendo como responsável o Pe. David Corso. A construção para a época foi considerada vultosa e tinha grande destaque, já que ficava próximo aos armazéns da Estação Ferroviária Sorocabana. Segundo registros, o salão onde ficavam os fiéis era grande e arejado, com poucos bancos coletivos e, por isso, as mulheres e crianças tinham preferência, ficando os homens em pé. Um Cruzeiro feito com blocos de pedra podia ser visto entre 15 a 20 metros de distância da entrada, anunciando que aquele local era uma casa de Deus. Uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, postada em um pedestal no altar mor, dominava toda a nave e o sino de bronze bradava um som alto, porém agradável, atentando aos fiéis os horários dos atos religiosos.Durante muitos anos, a Igreja foi comandada por dois Párocos muito estimados pela população: Pe. David Corso e Pe. Fáia. Com a construção da Igreja Matriz, o primeiro templo católico de Chavantes passou a ser denominado Igreja Velha, sendo então utilizada como sede da Congregação Mariana, depois Teatro, Escola, até que foi abandonada. Hoje se lastima tal ato, pois sua conservação poderia marcar historicamente o catolicismo de Chavantes.

Matriz de Nossa Senhora Aparecida
O lançamento da pedra fundamental da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida ocorreu em setembro de 1928, com a presença do Bispo Dom Carlos Duarte Costa. Seu primeiro vigário foi o Pe. João M. da Silva Faia. A inauguração foi marcada com grande festa entre os dias 6 e 9 de setembro de 1934. De acordo com relatos, a Igreja ainda estava inacabada, mas já tinha condições de receber os fiéis para missas, batizados, casamentos e outros atos litúrgicos. Grande é a devoção do povo à Nossa Senhora Aparecida na cidade, e a comunidade sempre apoiou os trabalhos missionários dos estimados sacerdotes.

Pastorais: Batismo, Sobriedade, Social, Familiar, Catequese e Jovens. Movimentos: Renovação Carismática Católica, Apostolado da Oração e Terço dos Homens. Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística. Cursos de Formação.

Na paróquia há como obra social o Lar São Vicente de Paulo, conduzido pelas religiosas Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia, congregação fundada em 10 de agosto de 1837 na cidade de Savona, Itália, por Santa Maria Josefa Rossello. Em atividade desde 1955, está situado à Rua Maria Ferreira, 96, Centro, acolhendo idosos de ambos os sexos.

O MSP – Missionários Servos da Palavra é uma congregação, fundada pelo Pe. Luis Butera,que nasceu para trabalhar na tarefa da evangelização, através da preparação e envio de leigos e religiosos missionários de ambos os sexos. O carisma se expressa bem com o lema: Evangelizar os leigos para evangelizar com os leigos. Em Chavantes, no Distrito de Irapé, estão presentes três religiosas MSP, que auxiliam o Pe. Giovanni Giglio quanto ao trabalho pastoral na capela local.