Paróquia Imaculada Conceição

8 de dezembro

Capela São José - Cemitério Municipal
Capela Santa Cruz - Bairro dos Britos

O fazendeiro Bento Antonio Pereira doou parte de suas terras à Mitra Diocesana de Botucatu para construir uma pequena Capela no povoado chamado Nossa Senhora da Conceição do Pinhal.A capela recebeu o nome de Cura, inaugurada em 1951, com a invocação de Nossa Senhora Conceição do Pinhal. O padre da Paróquia de Santa Cruz da cidade Timburi atendia e celebrava a missa aos domingos. Eram eles: Padre Urbano Leme de Oliveira em 1967 e Frei Cláudio Cocolini entre os anos de 1975 e 1985.Em meados do ano de1950, a Capela Nossa Senhora da Conceição do Pinhal passou a ser ligada à Paróquia de Fartura, na época sob a orientação de padres italianos, da Ordem dos Teatinos.Em 1951, teve início a construção da atual igreja matriz em nome da Nossa Senhora da Imaculada Conceição.Em 8 de dezembro de 1985 foi criada a Paróquia de Nossa Senhora Imaculada Conceição pelo Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Botucatu Dom Vicente Ângelo José Marchetti Zioni, onde este nomeou o Padre Jacob Augustiyn como o primeiro pároco.Em 1989, a família Domingos Carramaschi doou um terreno para a Mitra Diocesana de Botucatu com a finalidade da construção de uma capela, no Bairro do Britos, em nome de Santa Cruz.

Pastorais e Movimentos: Liturgia, Batismo, Catequese, Dízimo, Música, Caridade, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Grupo deJovens e TLC, Coroinhas, Meninas de Nossa Senhora, Apostolado de Oração, Terço dos Homens e Mulheres, Grupo de Oração e Rosário, Pastoral da Saúde.