Paróquia Divino Espírito Santo

Endereço
Praça Municipal José Gonçalves
Espírito Santo do Turvo - SP
CEP: 18935-000

Telefone
(14) 99900-0700

E-mail
[email protected]

Festa do padroeiro
Pentecostes


Em 1853, o Senhor Manuel Antônio Pereira de Lima e sua esposa Francisca Áurea da Silva, donos de grandes partes de terras, muito devotos do Divino Espírito Santo doaram uma área de 30 alqueires ao Divino Espírito Santo para a formação do Vilarejo, que hoje se encontra a Cidade de Espírito Santo do Turvo (nome dado pelos próprios donos da terra).

Dois anos mais tarde,foiconstruída a primeira igreja da cidade, feita de Barrotes e, se encontrava na praça atual (não se sabe o local da praça), construída pelos próprios moradores da cidade e até mesmo pelo Senhor Manuel Antônio Pereira de Lima proprietário das terras. No ano de1873, por iniciativa de José Gonçalves da Silva e Manuel Antônio Pereira de Lima foi lavrada em nome do Divino Espírito Santo a escritura de doação das terras.

Em 1887 Espírito Santo do Turvo passou a ser Distrito e logo depois município onde já continha escola, cadeia com 8 soldados, câmara e prefeitura. As eleições eram feitas dentro da igreja, tendo assim muita segurança.No mesmo ano é construída a segunda igreja, já de tijolos, coberta com telhas, assoalhada, um pouco menor que a existente. O dinheiro para a construção desta nova igreja foi promovido uma loteria concedida pelo estado, no valor de $6$000 (seis contos de réis) em benefício da igreja Matriz.

Aos 07/06/1906 é construída a terceira igreja no lugar das outras existentes. Foi construída por iniciativa de Clementino Gonçalves da Silva, a construção foi realizada com contrato assinados por representantes da Mitra o Padre Vicente.Construtores foram: Antônio Donatz e Augusto Côgo, valor da construção foi $4$500$000 (Quatro mil e quinhentos contos de réis).

Em 01/11/1993 assume como pároco o Padre Aristeu BeneditoCyrilo,que trabalhara na diocese de Bauru. Em 01/02/1994, foi realizado no município no mês de janeiro visitas nas casas da cidade de Espírito Santo do Turvo, e com os dados coletados com as visitas foi realizado um levantamento sobre as famílias visitadas:
- 300 famílias visitadas.
- 100 são casamentos irregulares;
- muitos adultos sem 1° eucaristia e crisma;
- muitos jovens fora da igreja;
- muitas crianças fora da catequese;

Aos 15/01/1995 assume a paróquia o Padre José Aparecido da Silva por desejo do arcebispo de Botucatu Dom Antônio Maria Mucciolo. Às19h30min da noite foi realizada a missa de posse do Padre José, celebrada pelo representante do arcebispo o frei dominicano João Basílio. Em 17/01/1995 foi realizada a primeira reunião do padre com as pastorais e coordenação.

Dois anos depois, em 11/02/1997 comparece na cidade de Espírito Santo do Turvo o Arcebispo de Botucatu, Dom Antônio Maria Mucciolo e às 18h00min é realizada na paróquia a posse do Frei Claudio Coccolini da ordem dos predicadores (dominicanos).

Em 01/02/1998 o Padre Gilberto Moretto é declarado como o novo administrador da paróquia.A missa de posse é celebrada pelo Padre José Lorusso, Vigário-Geral da arquidiocese.01/01/1999: As paróquias da região se encontram em festa.Direto do vaticano é comunicado a criação da nova Diocese do Estado de São Paulo, a Diocese de Ourinhos- SP. O primeiro bispo da diocese é Dom Salvador Paruzzo. No dia 21/03/1999 um grupo da paróquia vai à cidade de Ourinhos-SP para a santa missa às 20h00min de posse do primeiro bispo da Diocese de Ourinhos-SP. Aos 06/07/2000 aconteceu a primeira visita pastoral de Dom Salvador Paruzzo a paróquia de Divino Espírito Santo.

Aos 02/01/2002 foi declarado porDom Salvador Paruzzo, por carta, o novo administrador da paróquia, Padre Ferdinando Fornaciari, SX. Em 06/01/2002, Dom Salvador Paruzzo veioà cidade de Espírito Santo para celebrar a Santa Missa de Posse do novo pároco Padre Ferdinando Fornaciari, SX.

Dois anos depois, em 08/06/2004 o PadreGilberto Moretto é declarado como o novo administrador da paróquia por Dom Salvador Paruzzo. Em 31/07/2005 aconteceu a terceira visita pastoral de Salvador Paruzzo à paróquia Divino Espírito Santo.

30/02/2006: A Irmã Dominicana Catarina Roder vem a Espírito Santo do Turvo no lugar da Irmã Fátima.14/02/2008:AsIrmãs dominicanas Catarina e Clara vão embora e vêm as Irmãs dominicanas Angélica e Alexandra.

Em 12/07/2008, por carta, Dom Salvador Paruzzo comunica a cidade o novo pároco da paróquia, Padre Gerson Luiz Nogueira. Aos 13/07/2008, às 10h30min aconteceu na paróquia a Santa Missa de posse, celebrada pelo Vigário-Geral Padre DavidAntonio da Silva.

No dia 01/01/2011 às 17h00min, Dom Salvador Paruzzo veio à cidade de Espírito Santo do Turvo para a posse do novo pároco da Paróquia, Padre José Carmem Perez Mata, mais conhecido por Padre Carmelo, que é da ordem religiosa dos Missionários Servos da Palavra e também aconteceu no mesmo dia a despedida das Irmãs dominicanas Terezinha, Luiza e Eulália.

No ano de 2011, Padre Armando AntonioAntonio e Diácono Armando Lugo começam na paróquia a formação dos Missionários leigos dos Servos da Palavra. No ano de 2012, Padre Armando Lugo Hernandes e Diácono Aaron Cuevas, além das irmãs MSP Maria de Jesus, Serafina e Anastácia, dão continuidade à formação dos missionários leigos.

Em maio de 2013, o Padre Armando Lugo foi transferido e a Congregação deixou de atender a Paróquia. Em Junho de 2013, o Diácono Agnaldo, ainda cursando Teologia assumiu as responsabilidades financeiras da Paróquia, tendo como Administrador Paroquial o Padre Aaron. Em Agosto de 2013, o Padre Altair Gaiquer assumiu a Administração da Paróquia, tendo o Diácono ainda à frente das questões pastorais. Em setembro de 2013, o Padre Salvador, recém-chegado da Itália, veio auxiliar na Paróquia na administração dos sacramentos e residir juntamente com o Diácono Agnaldo que concluía seus estudos de Teologia. Em Dezembro de 2013, ficou decidido que o Padre Salvador, assumiria a Paróquia de Alvinlândia e o Padre Agnaldo, logo após a ordenação, tomaria posse da Paróquia Divino Espírito Santo como Administrador Paroquial.

Em 15 de Janeiro de 2014, o Padre Agnaldo foi designado como Administrador Paroquial da Paróquia Divino Espírito Santo. A cerimônia de posse, presidida pelo Senhor Bispo Diocesano, ocorreu no dia 02 de Março de 2014, na Paróquia Divino Espírito Santo.

Pastorais e Movimentos: Missionárias da Mãe Rainha Três Vezes Admirável, Pastoral da Liturgia, Terço dos Homens, Grupo para Mulheres "Mãos que Rezam", Renovação Carismática Católica, Ministros Extraordinários da Eucaristia, Catequese Eucaristia, Crisma e Adultos, TLC - Treinamento de Liderança Cristã, Grupo de Crianças "Sementinhas de Cristo" para crianças que ainda não estão na idade da Catequese.