Paróquia Divino Espírito Santo

Capela Senhor Bom Jesus - Bairro da Anhumas
Capela São Francisco - Bairro Ouro Branco
Capela São Joao Bairro - centro

Em 1955, a capela de Ubirajara pertencia à Paróquia de São Pedro do Turvo, sendo atendida pelo Pe. Marcílio Genoni da diocese de Assis. Neste mesmo ano, uma comissão com alguns moradores pediu ao Bispo, Dom José Lázaro das Neves, que a capela de Ubirajara passasse a pertencer a Paróquia de Santo Inácio de Loyola em Lupércio.

No dia 19 de outubro de 1955, o Bispo escreveu ao Vigário de Lupércio, Pe. Júlio Vittori, nomeando-o Vigário da capela de Ubirajara de Anhumas que pertencia ao município. Para transformar a capela numa Igreja, realizaram festas em louvor a São Sebastião. Em janeiro de 1956, o entusiasmo foi tão grande que em março deste mesmo ano iniciou-se a construção da torre com o acabamento da frente e reforma do altar. Na época Ubirajara contava aproximadamente mil habitantes entre cidade e zona rural. Nos dias de 04 a 06 de maio de 1957 foi realizada a festa do Divino Espírito Santo, com uma solene inauguração da torre da igreja matriz. O Bispo Dom José Lázaro das Neves estava presente e leu o decreto da instituição da Paróquia de Ubirajara com o nome de Igreja do Divino Espírito Santo.

Após a criação da paróquia, as capelas dos bairros de Ribeirão Bonito e Varginha que, em parte pertenciam ao município de Lucianópolis, passaram a pertencer a Paróquia de Ubirajara. Na época não havia padre residente no município, portanto era atendida por um padre Dominicano. Então, o Bispo notou a necessidade de se ter um padre no meio do povo para dar uma melhor formação e uma melhor assistência espiritual.

Pastorais e Movimentos: Pastoral do Batismo, Pastoral do Dízimo, Catequese, Pastoral Vocacional, Pastoral Social, Pastoral da Comunicação, Ministros Extraordinários da Comunhão, Renovação Carismática Católica, Mãe Rainha, Oratório de Nossa Senhora de Fátima, Apostolado da Oração, Terço dos Homens, Ministérios de Música, TLC / Grupo de Jovens, Missionários, Pietá, Coroinhas, Meninas de Nossa Senhora e Encontro de Casais.

A paróquia conta como obra social a Comunidade Pietá, comunidade de Vida e Aliança, guiada pelo carisma de “Viver a Piedade Extrema".