Investidura Monsenhor Giovanni Giglio

Monsenhor Giovanni, que filme passa hoje em sua cabeça, ao lembrar do menino de apenas 12 anos, natural de Vitória, que se entregou ao chamado de Jesus e ingressou no Seminário Diocesano de Ragusa.

Privilegiado por uma mente extremamente ativa e de um QI bastante significativo, colocou-se à disposição da igreja quando poderia ter o mundo a seu favor dedicando-se a alguma das ciências que o atraiam e que certamente, o teriam levado ao êxito profissional, mas jamais chegaria perto da conquista de uma realização tão sublime como a sacerdotal.

Quando nós nem chegamos a entender com 50 ou mais anos de idade, o senhor com apenas 16 anos, ficou muito encantado e assumiu a espiritualidade proposta pelo movimento dos Focolares, fundado por Chiara Lubich, especialmente pela clara busca pela unidade de todos.

A unidade inundou mais ainda seu coração quando em 24 de junho de 1973, tornou-se sacerdote e levou para si o lema que seria em sua vida na força de Sua Palavra: – “ O zelo pela Tua Casa me consome – seguir-te-ei onde fores. ”

Em 1979, vem ao Brasil, como sacerdote Fidei Donum, à serviço da Obra de Maria, na cidade de Piracicaba.

Em 1991, foi para Chile, onde desempenha muitas atividades ministeriais e de conselheiro nos núcleos de diversos países e na cúpula de Conferência Episcopal Latino Americana (CELAM).

Em 2003, volta ao Brasil, na Diocese de Ourinhos, sendo enviado à Paróquia São Benedito, em Santa Cruz do Rio Pardo e no início de 2014, vem para nossa cidade como Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Celebrou o jubileu de ouro no ano passado, depois de receber da Câmara Municipal, o título de Cidadão Chavantense, adotado por essa cidade.

Podemos afirmar o quão preocupado foi e continua sendo, com o desenvolvimento pessoal de cada ovelha do rebanho, observando muito mais o jeito simples e interior de cada uma, do que a fala bonita e muitas vazia, que não possui alicerce para se manter viva e render frutos, simplesmente por não condizer com a realidade.

Seu conhecimento da palavra de Deus, da história geral da humanidade, da filosofia, sociologia, geografia, economia, política interna e externa, mantido com seu constante interesse pela leitura, o deixam sempre firme para dar com segurança, respostas aos questionamentos de todos e quase sempre, mostrar o rumo certo a seguir.

Certamente, o seu lema de vida que trata do zelo pela casa, o fizeram alguém imensamente preocupado com a profundidade e perfeição na realização, desde as pequenas até as grandes obras, confundindo a opinião de muitos que querem ter a liberdade para agir com rapidez sem um plano seguro, onde contou sempre com a experiência para o alertar e desistir das alternativas apresentadas ao sentir que não levariam a nenhum lugar esperado.

Sua forma de expandir e manter a Palavra de Deus seria muito mais a pessoal, da forma que age no o corpo a corpo, pois apesar de grandes movimentos se mostrarem exitosos pela atração de grande número de fiéis pela beleza da divulgação com a expressão musical e palavras esplêndidas, harmoniosas e carinhosas que tocam o coração, o que faria na verdade, a solidificação da mudança, seria a fixação na memória e o enraizamento do bem no coração, vindo do contato pessoal diário, verdadeiro, humanizado e familiar, elevando assim a absorção do amor de Deus com o trato íntimo.

Obrigado Senhor, por estarmos aqui participando deste momento de glória de alguém que deu 100% de sua vida para Jesus e que apesar das contradições do mundo, mostrou-se sempre um eterno entusiasmado pela busca da justiça e do equilíbrio entre a palavra e a ação.

Obrigado Dom Eduardo pela sua extrema bondade e senso perceptivo para um reconhecimento e indicação tão importante e justo.

Obrigado Senhor, pelo Monsenhor Giovanni, mas também obrigado Senhor, pelo Monsenhor João.