Encontro de Formação Diocesana dos Catequistas
No último domingo, 22 de setembro de 2024, foi realizado o Encontro Diocesano de Catequese, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Santa Cruz do Rio Pardo.
Padre Ademir deu as boas vindas a todos e desejou uma boa formação.
Na sequência , Padre Davi Antonio assessor diocesano da catequese também deu as boas vindas a todos os catequistas das quatro foranias e ao padre Jeferson Monsani da Diocese de Araçatuba que assessorou o encontro.
O tema abordado foi a Oração – Respiro da Vida do catequista e o Jubileu que se aproxima.
O Jubileu será tempo para revisitarmos nossa experiência batismal, já que pelo Batismo, pelo Dom que recebemos, fomos feitos Peregrinos da Esperança! (Spes non confundit, no 20 )
Então, nesse tempo forte de evangelização, a Igreja deverá articular toda a sua ação pastoral: Levar Cristo, nossa Esperança, ao coração desesperançado do ser humano.
O conteúdo específico da Esperança Cristã é o Ministério Pascal de Cristo.
A esperança é a virtude teologal pela qual desejamos o Reino dos Céus e a vida eterna como nossa felicidade, pondo toda nossa confiança nas promessas de Cristo e apoiando-nos, não nas nossas forças, mas no socorro da graça do Espírito Santo. (CIC, no 1817)
Como catequistas, “precisamos transbordar de esperança para testemunhar, de modo credível e atraente, a fé e o amor que trazemos no coração” (Spes non confundit, no 18 )
Padre Jeferson Mansoni abordou também sobre a Porta Santa, a indulgência e a peregrinação, momentos fortes a serem vividos no Ano Jubilar.
O Encontro de formação encerrou com a Santa Missa celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Eduardo Vieira dos Santos e concelebrada pelos padres David Antonio e Jeferson Mansoni.
Dom Eduardo agradeceu todos os catequistas pelo trabalho de catequese desenvolvido na Diocese.
Que Nossa Senhora Aparecida proteja os catequistas e que todos sejam Peregrinos de Esperança levando a Palavra de Deus aos corações desesperançados reavivando a fé para bem celebrar o Jubileu.