Assembleia da Forania de Ourinhos
Na tarde de sábado, 7 de junho de 2025, na Matriz São Pio X, em Ourinhos, foi realizada a Assembleia Pastoral da Forania de Ourinhos, que teve início às 13h30 e encerrou-se às 17h.
Leigos e leigas representantes das paróquias, bem como clérigos, consagrados e consagradas, coordenados e acompanhados pelo vigário forâneo, fizeram-se presentes. Padre Mário Luiz Botelho, pároco da Matriz São Pio X, e a comunidade acolheram a todos com grande carinho para essa importante Assembleia Forânea, que reuniu os representantes das paróquias da forania a fim de rever, avaliar e propor ações conjuntas diante das circunstâncias atuais e dos novos desafios da evangelização no mundo de hoje.
Padre Marco Antonio Coimbra, vigário forâneo, Padre Mário Luiz Botelho e o seminarista João Bertoldo conduziram a Celebração de Abertura da Assembleia e o desenvolvimento dos trabalhos. Na celebração, foram relembradas as questões refletidas nas assembleias paroquiais, destacando-se a necessidade de fazer da Igreja uma “Casa e Escola de Comunhão”. Para isso, é fundamental caminhar juntos na elaboração dos projetos pastorais voltados à edificação do Reino de Deus, como discípulos e missionários de Jesus Cristo.
Recordou-se ainda que, ao convocar o Sínodo sobre a Sinodalidade, com o tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”, o Papa Francisco nos lembra da primeira e mais nobre missão da Igreja: escutar os clamores do povo e caminhar juntos, para que ninguém fique pelo caminho. O Papa Leão XIV, em sua homilia na missa de início de seu pontificado, convocou toda a Igreja a caminhar com fé, alegria, humildade e esperança neste nosso tempo, convidando o mundo a olhar para Cristo, a aproximar-se Dele e a acolher Sua Palavra, que ilumina e consola. Este é o caminho que devemos percorrer juntos.
Para caminhar juntos, é necessário deixar-se educar pelo Espírito Santo e entrar num processo de conversão que nos conduza à comunhão e à unidade, colocando os dons e carismas a serviço de uma Igreja em saída, uma Igreja missionária. “Como o Pai me enviou, assim também Eu vos envio” (Jo 20,21).
Também foi proclamado o Evangelho de Lucas 24, 13-35, seguido da apresentação das preces. Na sequência, os participantes foram divididos em grupos para o momento “Conversa no Espírito”, uma oportunidade em que todos, guiados pelo Espírito Santo, puderam refletir sobre as sínteses das assembleias paroquiais, acrescentar necessidades não contempladas na referida síntese, apresentá-las em plenária e fazer a entrega solene ao Padre Marco Antonio Coimbra, vigário forâneo.
Dom Eduardo Vieira dos Santos, bispo diocesano, também fez seu pronunciamento, destacando a importância das Assembleias das Foranias e o sentido de nossa caminhada, pois a Assembleia é uma ação do Espírito Santo e Deus nos confia Sua Igreja. Ao final do ano, será realizada a Assembleia Pastoral Diocesana.
O bispo concedeu a bênção final, agradeceu a todos pelo esforço e dedicação, e nos incentivou a dar o melhor de nós em prol da Igreja de Jesus Cristo. Que Nossa Senhora Aparecida nos ajude a sermos fiéis ao chamado de seu Filho Jesus, que nos enviou para ser “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13-14).