VIII Jornada Mundial dos Pobres
No domingo, dia 17 de novembro, a Igreja no Brasil celebrou a VIII Jornada Mundial dos Pobres, visando promover não apenas uma celebração pontual, mas sim um período de preparação que fomente nas comunidades ações concretas em prol das pessoas em situação de pobreza.
O tema refletido foi "Ouve o meu clamor", e o lema "A oração do pobre eleva-se até Deus"(Sir 21,5), em sintonia com o ano dedicado à oração, em preparação ao Jubileu Ordinário de 2025.
O Papa Francisco em sua mensagem exortou que precisamos fazer nossa a oração dos pobres e rezar com eles. Eis o desafio, pois eles carecem de cuidados espirituais.
A Paróquia São Luiz Gonzaga, da Vila São Luiz, Diocese de Ourinhos realiza um Projeto há mais de 4 anos , "Missão Sendo Um", onde voluntários socorrem os irmãos em situação de rua oferecendo café da manhã, todos os sábados na Praça Mello Peixoto, em Ourinhos, e também distribuem marmitas para o jantar todos os dias, em diversos pontos da cidade.
E assim, toda a Comunidade assumiu esse gesto solidário numa ação transformadora devolvendo um pouco de dignidade aos menos favorecidos.
E para marcar a celebração deste domingo da VIII Jornada Mundial dos Pobres os voluntários do Projeto reuniram todos esses irmãos em situação de rua no Salão Paroquial oferecendo almoço, providenciando espaços para banhos, corte de cabelo , novas vestes e a preparação para a participação da Santa Missa.
Pe Aguinaldo pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga, Padre Renan, Padre Nilton e o coordenador do projeto "Missão Sendo Um", Robson Pires, bem como toda a equipe de voluntários e paroquianos estavam presentes, acolhendo, organizando e oferecendo não só o alimento, mas o diálogo, o carinho, a atenção a esses irmãos tão carentes de Amor.
Foi um dia de muita partilha, fraternidade, doação e solidariedade: que essa aproximação perto daqueles que sofrem seja o início da missão do Jubileu 2025 em que todos são chamados a ser "Peregrinos de Esperança" – "Dai-lhes vós mesmos de comer" (Mt 14,16).
O evento foi coroado com a santa missa celebrada por Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Diocesano e todos se fizeram presentes num clima de alegria e agradecimento a Deus por tão grandes graças e bênçãos derramadas na vida da comunidade e de todo o povo.
"O importante é fazer a caridade, não falar de caridade. Compreender o trabalho em favor dos necessitados como missão escolhida por Deus" - Santa Dulce
Santa Dulce, rogai por nós!