Encontro Diocesano da Pastoral do Batismo

A Pastoral Diocesana do Batismo esteve reunida na manhã do sábado, 14 de setembro de 2024, na Paróquia São João Batista em Ourinhos para o Encontro de Formação.

As quatro Foranias da Diocese de Ourinhos marcaram presença e Padre Paulo Benetti foi quem conduziu a oração inicial.

Também estavam presentes os Diáconos José Roberto Brilhador, Coordenador Diocesano da Pastoral do Batismo da Paróquia São Benedito de Santa Cruz do Rio Pardo, João Diniz da Paróquia São João Batista de Ourinhos e Pedro Sotero da Paróquia São Luiz Gonzaga.

Após a oração inicial, o Bispo Diocesano Dom Eduardo Vieira dos Santos que também estava presente acolheu a todos com muito carinho e fez algumas orientações importantes pertinentes ao Batismo.

Padre João Paulo assessor da Pastoral Diocesana de Batismo, juntamente com Padre Paulo Benetti e o Seminarista Gabriel Xavier desenvolveram a formação com as temáticas;- As Bases Bíblicas do Sacramento do Batismo e o Batismo na Patrística, bem como a importância dos símbolos.

Padre Paulo Benetti então , falou sobre As Bases Bíblicas do Sacramento do Batismo através de várias passagens bíblicas. Ressaltou que o Sacramento do Batismo é o primeiro sacramento para que todos alcancem a vida eterna, e que também por esse sacramento as pessoas passam a pertencer ao corpo da Igreja .É a porta de entrada na vida eclesial.

O Seminarista Gabriel Xavier abordou O Batismo na Patrística mostrando que os primeiros anos da nossa História como Igreja nos deixaram tesouros imensuráveis na compreensão da vivência da fé. Abordou também a importância dos símbolos usados no Sacramento do Batismo.

O Coordenador Diocesano da Pastoral do Batismo, diácono Brilhador agradeceu a presença e participação de todos , finalizando a formação com a oração e benção.

Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós!