A Catequese e a Palavra de Deus
Por Pe. Gilberto Moretto
A Bíblia é o livro por excelência da catequese, a mais importante fonte do processo de educação da fé. E isso é fácil de entender, pois sabemos que a Bíblia é para nós Palavra de Deus. Se na catequese o que se pretende é ajudar o catequizando a realizar o seu encontro com Jesus, fica clara a importância da Palavra de Deus, por meio da qual se realiza este encontro.
A catequese deve, portanto, ser centrada na Palavra de Deus. O catequizando deve aprender a escutar a Palavra, e sendo incentivado a vivenciá-la. Por meio da Palavra, Deus se comunica conosco e nós, nos comunicamos com Ele.
Assim sendo, na catequese da Iniciação à Vida Cristã, a Palavra de Deus ocupa um lugar privilegiado, pois ela alimenta, fortalece, ilumina e compromete no seguimento de Jesus Cristo.
“O catequista não prega a si mesmo, mas a Jesus Cristo, sendo fiel à Palavra e à integridade de sua mensagem. Ele também é um profeta, pois faz ecoar a Palavra de Deus na comunidade, tornando-a compreensível. Catequese (Katá-ekhein, em grego) significa ressoar; a Igreja dá-lhe o sentido de ressoar a Palavra de Deus hoje. ” (CNBB, Diretório Nacional de catequese, n.27)
Pe. Gilberto Moretto
Assessor da Dimensão Bíblico-Catequética